Litoral Sul de Pernambuco (Parte 2)

Geoleitores, cá estou eu novamente...

Bom, o post de hoje será bem curtinho, na verdade ele vai complementar o anterior, pois o Geodestino de hoje, também fica no município do Cabo de Santo Agostinho. Mas como o post já estava muito grande resolvi dividi-lo.

Hoje vou falar de um lugar super bacana, programa paras amigos e família. Não tenha dúvidas que a criançada vai amarrrr.

Trata-se do BANHO DE ARGILA de Gaibu, na verdade o local é uma antiga cava de mineração, onde essa argila (que faz parte de uma das camadas de rochas da Bacia Sedimentar de Pernambuco) era explorada e utilizada na construção civil. A cava se transformou em uma piscina natural, onde é possível banhar-se e divertir-se "se jogando na lama". Geossítio Banho de Argila - CPRM


Antiga Cava, hoje conhecida como o Banho de Argila de Gaibu - Município do Cabo de Santo Agostinho 

Turma da Arqueologia se esbaldando (Com Leandro Sousa e Itanajara Alves)

Hoje, essa extração é proibida e a área esta inserida em uma unidade de conservação, a Reserva Ecológica Mata de duas Lagoas (Bioma: Mata Atlântica). Para quem não sabe, uma reserva ecológica é denominada pela resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) como formações florísticas e as áreas de florestas de preservação permanente mencionas no artigo 18 da Lei de Nº 6.938/81 (Resolução CONAMA)
O acesso é super tranquilo, para quem vem pela PE-60 entra a esquerda pós o posto de polícia e pega a PE-028, após uns 5km é só virar a esquerda em uma estradinha de chão batido, anda mais um pouco e pronto, já verá uma placa informativa.Imagem Google Earth

Placa sinalizando a localização do Banho
Para entrada na área é cobrada uma taxa de R$ 5,00 por pessoa, tem um senhor que tem um comércio com venda de refrigerantes e lanches. Há também uma pequena trilha de uns 500 m que termina em um apiário, de onde se extrai mel de abelhas vendido lá mesmo.


Pequena trilha entre vegetação da Mata Atlântica (Biodiversidade e Geodiversidade, junto e misturado <3) 
Ah! Também são vendidos produtos feitos de argila como sabonetes em barra e líquidos, além da própria argila em pó. Lembrando: A argila utilizada nos produtos vem de outro lugar, onde a extração é legalizada.


Pequeno comércio, onde são vendidos lanches, mel e produtos em argila. 


Bom gente, está é uma opção de Geodestino onde você vai ser divertir de uma forma super simples, mas bem diferente, dos programas convencionais. Sem falar que pode aprender sobre geologia, biologia, história...

Até a próxima.


Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate