Pelas ruas de Burgos – Espanha

Geoleitores, quanto tempo hein?! É, ficamos um tempão com o site parado. Mas, Ano Novo, posts novos. 

Iniciaremos então, com nossa experiência na cidade de Burgos/Espanha. 

Vamos lá...
Destaco que a parada em Burgos não estava planejada, tudo aconteceu por acaso e quase deu errado, mas, no fim deu tudo certo. Dá pra entender? 😁 É... quem se dispõe a fazer qualquer viagem sabe que há coisas que dão certo, outras que nem tanto e ainda outras que saem erradas mesmo. Faz parte!

A chegada em Burgos decorreu de um choque de horários entre transportes e acabei tendo que ficar por lá. Eu só não sabia que Burgos é destino de passagem dos peregrinos que vão à Santiago de Compostela, ou seja, a cidade estava bem lotada e demorei um tanto pra encontrar hospedagem. Mas, valeu cada horinha que estive por lá e principalmente os amigos burgaleses que fiz 💛

Burgos está localizada na comunidade autónoma de Castilla y León, há aproximadamente 240km de Madri e foi fundada como Fortaleza, no ano de 884. 👉"Alfonso III, Rey de León intentando frenar el avance sarraceno, ordenó al Conde D.Diego que fundase un burgo murado a orillas del ArlanzónBurgos: Origens

A cidade iniciou sua história com fins militares, mas não demorou muito até tornar-se um lugar de destaques na região. Já na idade média, a partir da construção da Catedral, Burgos passou de uma cidade militar à mercantil. Idade Média

A Burgos atual, mistura modernidade e um passado com histórias surpreendentes. Vê-se o Patrimônio Histórico e Cultural apresentado como um dos maiores destaques da cidade. 

Quanto ao Turismo, a cidade oferece vários atrativos, inclusive geoturíticos. Estes, descritos por vários autores no livro intitulado o "Geoturismo en la ciudad de Burgos, una guía de geología urbana", organizado por Fernández-Martínez em 2012. Descrição do livro: GEOTURISMO EN LA CIUDAD DE BURGOS

Foi uma passagem rápida e só tive a oportunidade de conhecer um pouco da Catedral, algumas praças, esculturas, cafés e o incrível Museu de la Evolución Humana. Mas, indico Burgos a todos, e destaco: não deixem de prestigiar os artistas locais. A noite de Burgos também é bem animada, vários bares, praças e ruazinhas com o pessoal todo nas calçadas, tomando cerveja e batendo papo.  

Ainda com relação ao turismo, é importante destacar a grande influência do Caminho de Santiago e dos peregrinos na configuração urbana de Burgos e movimentação da economia local. 

1 dia em Burgos

O dia começou cedinho, com um café na Plaza Mayor, coração de Burgos e onde a turma toda se encontra. Em seguida, fiz um passeio pelas ruas da cidade, algumas praças, pontes, esculturas, até a Catedral de Santa Maria la Mayor de Burgos. 

O dia começou com um café e uma volta na "Plaza Mayor". A direita, alguns peregrinos 
começando o dia e ao fundo as torres da catedral. 

Arco de Santa Maria, portal foi uma das portas de entrada da cidade antiga. Na edificação, há seis imagens esculpidas, representando pessoas que marcaram a história de Burgos. 

A Catedral de Burgos data do século XIII e foi construída em dedicação a Virgem Maria. Como já haviam me falado, a construção é de fato lindíssima. A arquitetura no estilo gótico francês e germânico se sobressai na paisagem e vale destacar que é a catedral é declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.

"Este templo sustituyó a la iglesia románica que la precedió, la iniciativa de construir un nuevo templo más grandioso fue del obispo Don Mauricio.La primera piedra se coloca en 1221. Aunque predomina el gótico, la catedral también incorpora otros estilos artísticos ya que su construcción se prolongó hasta 1765.". 👉 Catedral de Burgos

Grande praça no entorno da linda e imponente Catedral Gótica de Burgos.

A Catedral segue os padrões góticos franceses e germânicos. 

Interior da Catedral - A igreja é enorme e cheia de detalhes. 

Interior da Catedral - Detalhes 



Com já dito, Burgos respira arte, cultura, religião... ao caminhar pelas ruas encontramos várias esculturas e homenagens, inclusive a do peregrino, em frente a catedral.
É chamada de monumento ao peregrino. 

Aquele registro com "O peregrino", na Plaza del Rey San Fernando. 

Estátuas em bronze homenageando o folclore de Burgos - O Dulzainero e o Tambolireiro, também chamadas de "Los Músicos". As obras estão localizadas na rua San Lesmes em frente ao rio Vena. O autor da obra é o Teodoro Antônio Ruiz, mesmo auto de "O Peregrino". 

A tarde foi toda dedicada ao Museu de la Evolución Humana e a visita foi uma viagem no tempo. Me encantei desde a entrada, até a saída do prédio. A visitação segue uma linha cronológica e vai contando nossa história - Incrível! 

Mas, deixarei para um próximo post. Assim, não fica muito extenso😉📢🌍

Fonte de pesquisa e dica de leitura sobre Burgos:









Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate