Geoparque Araripe - Ceará - Brasil


Geoleitores,

Hoje contarei um pouco sobre minha experiência no Cariri Cearense na região da Chapada do Araripe, onde se encontra o único geoparque brasileiro pertencente a Rede Global de Geoparques (GGN). Já falei sobre geoparques em outras postagens, mas hoje vamos ao primeiro Geoparque reconhecido pela UNESCO nas Américas.

O território que compreende o geoparque inclui os municípios do Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. 

A região além de uma incrível beleza cênica possui um patrimônio paleontológico de importância internacional, bem como recursos minerais que movimentam a economia regional. Sem falar na riqueza histórica e cultural da região e do povo!!!

Um geoparque possui pontos de interesse geológico, chamados de geossítios, de forma resumida podemos entender que o conjunto desses geossítios constituem o Patrimônio Geológico, que pode ser de uma região, município, país, etc.

Dessa forma, o Araripe apresenta um conjunto de geossítios dos quais tive a oportunidade de visitar alguns e vou mostrar agora para vocês.

Ah! Antes de falar dos geossítios preciso agradecer aos amigos que me acolheram tão carinhosamente no Crato. Luciana Lacerda, amiga querida que me recebeu em sua casa. Aos "paleoamigos" Renan Bantim e Flaviana Lima, ao pessoal do Geoparque, professor Álamo Saraiva, Ypsilon Félix e Idalécio Freitas. Obrigada, pessoal!


Bom, a viagem começou em João Pessoa de onde segui de carro pela BR 230 com destino a cidade do Crato. Até chegar ao Cariri Cearense fiz uma paradinha em Sousa pra visitar a família e conhecer alguns sítios paleontológicos (tema para um próximo post). 


Depois do fim de semana com a família, segui pela BR 230 até Cajazeiras ainda na Paraíba, onde peguei a PB 420 no sentido de Cachoeira dos Índios, depois a PB 116 até entrar em território cearense e pegar a CE 293 e ai seguir as placas indicando Missão Velha, Barbalha (CE 060), Juazeiro do Norte (CE 293) e então chegar ao "Cratinho". O caminho não é difícil, mas como estava sozinha mantive GPS e celulares ligados sempre em contato com os amigos. 

Então, vamos lá...

O primeiro geossítio que visitei foi o "Colina do Horto", onde está erguida a estátua do Padre Cícero, o Museu Vivo do Parde Cícero, a Igreja Senhor Bom Jesus do Horto e  trilha de acesso ao Santo Sepulcro, onde foi enterrado um dos beatos contemporâneos do padre Cícero. 
Esse Geossítio é um belo exemplo do Patrimônio Histórico e Cultural aliado ao Patrimônio Geológico. 

Estátua do Padre Cícero

Vista da cidade de Juazeiro do Norte, a partir da estátua do Padre Cícero

Área interna do Museu Vivo do Padre Cícero

O segundo geossítio visitado foi o “Geossítio Pedra Cariri”. É inacreditável a quantidade de fósseis encontrados nessa rocha (calcário laminado) pertencente a formação santana da Bacia Sedimentar do Araripe.

Apenas falando o nome da rocha: calcário laminado, fica difícil para quem não é da área saber de qual se trata, mas é certo que para quem mora nessa região do Nordeste já viu o "calcário laminado” ou "pedra cariri" como é conhecida localmente, em algum muro, calçada ou deck de piscina.


Exemplo de aplicação da pedra cariri.

Trata-se de uma rocha sedimentar formada em camadas ou lâminas (por isso o nome) bem finas que representam períodos diferentes de deposição dos sedimentos. De acordo com os estudos essa região há milhões de anos teria sido um lago com vasta fauna e flora, mas também é encontrada fauna marinha. 

A quantidade, diversidade e qualidade dos fósseis de vegetais e animais (vertebrados e invertebrados), inclusive de Pteroussaros, grandes répteis voadores que viveram aproximadamente entre 220 e 65 milhões de anos, tornam essa região referência internacional em paleontologia. (Paleontologia da Bacia do Araripe). 



Extração do calcário laminado para uso na construção civil


Estivemos ainda no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, lá estão expostos inúmeros fósseis encontrados na região.


Área do Museu decorada com várias réplicas de dinossauros e outros animais da fauna que ali viveu há milhões de anos

Fóssil de Libélula no calcário laminado - A região possui o maior número de fosseis de libélulas do cretáceo já identificada.


Além do calcário laminado outro recurso mineral explorado no Araripe, são os depósitos de gipsita, utilizadas principalmente na produção de gesso. (Recursos Minerais). 


Visita a Mina de extração de Gipsita - Pedra Branca

Outro geossítio visitado e que eu amei foi o Gessítio Pontal de Santa Cruz. Nossa! O lugar é lindo! Está localizado no topo da Chapada do Araripe e tem uma vista perfeita. Vale muiiito a pena a subida. 

Do ponto de vista geológico são rochas sedimentares chamadas de "Arenito". Foram datadas em aprox. 90 milhões de anos e é considerada a rocha mais jovem da Bacia Sedimentar do Araripe. 

Esse arenito é bastante permeável, ou seja, a água da chuva é absorvida com facilidade (como se fosse uma esponja). Essa água acumula nas camadas mais baixas, explicando assim, o porque das nascentes encontradas no sopé da chapada. 

No local ainda tem um restaurante super agradável, alguns painéis informativos e um mirante sensacional. Uma boa pedida para observação da paisagem, pôr-do-sol ou simplesmente um "relax".


Caminho que dá acesso ao Mirante e ao restaurante. Muito interessantes os painéis com uma historinha sobre o Pontal em cordel.

Vista linda do Alto do Mirante. 

Bom, quem viaja comigo já conhece minha paixão por placas, painéis, panfletos, cartilhas... Fotografo tudo, trago pra casa e vez por outra me pego olhando e relembrando os lugares percorridos. 
Acho esse tipo de sinalização indispensável e não é a toa que trabalho com elas, rs. Então vão aí uns painéis informativos com mais detalhes sobre a região.  


Mapinha do geoparque contendo a localização de alguns geossítios e o famoso: "Você está aqui" :)

Painel contendo a coluna estratigráfica da Bacia Sedimentar do Araripe, ou seja, mostrando as camadas da diferentes rochas que foram depositadas ali ao longo de milhões de anos e como elas estão acomodadas umas sobres as outras, da mais velha para a mais nova, partindo da base.

Ainda não falei, mas há uma trilha para os que preferem subir a pé até o Pontal, aí está uma figura com a ideia do percurso.

Nossa última parada no Geoparque foi na sede que fica na URCA (Universidade Regional do Cariri) e no centro de interpretação, onde há um museu e uma lojinha com venda de artesanato e réplica de fósseis feitas lá mesmo. 


Alunas da URCA criando réplicas de fósseis que são colocados a venda no centro de interpretação. Estratégia voltada para inibir o tráfico de fósseis além de movimentar a economia.


Centro de interpretação e produtos a venda

Bom, como falei no começo, me hospedei na casa de uma amiga. Pelo que pude observar os municípios do Crato e Juazeiro do Norte são os que possuem maior infraestrutura na região, com maior oferta de hospedagem, comércio e alimentação. 

Booking: Crato, Juazeiro e Barbalha
Aeroporto em Juazeiro do Norte

Há no Geoparque outros geossítios interessantes como o Parque dos Pterossauros, Ponte de Pedra, a Floresta Petrificada, a Cachoeira de Missão Velha, Geossítio da Batateira, entre outros que não deu tempo de visitar.

Quem quiser saber um pouco mais sobre a região pode assistir essa matéria 

http://g1.globo.com/pernambuco/nordeste-viver-e-preservar/videos/t/edicoes/v/1o-bloco-sertao-do-cariri-guarda-belezas-e-fosseis-de-dinossauros/3798498/

Mais sobre os Pterossauros e as descobertas dos paleontólogos brasileiros:

http://globotv.globo.com/tv-verdes-mares/bom-dia-ceara/v/pesquisadores-encontram-fossil-de-um-pterossauro-na-cidade-de-santana-do-cariri/3670752/

http://rederecord.r7.com/video/nova-especie-de-dinossauro-e-descoberta-no-nordeste-542df1620cf2672fb4c57355/


E aí? Que acharam? Merece ou não merece uma visita?

Saudações geoturísticas e até breve...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate