ROTEIRO: ARGENTINA E CHILE

Caros Geoleitores, cá estou mais uma vez.

Graças a vocês tenho tido um retorno super bacana com relação ao blog. Só tenho que agradecer... OBRIGADÍSSIMA!

Bom, algumas pessoas me procuraram perguntando sobre roteiros no Chile e na Argentina. Como a ideia aqui é compartilhar, ao invés de responder por msg via Facebook como me foi perguntado, vou colocar as dicas aqui, pois pode ser útil a outras pessoas.

A Maria Luiza me perguntou sobre o Chile, um país que sou suspeita pra falar pois acho tudo fantástico e quero um dia poder "fazê-lo de Norte a Sul".  Minha ida ao país teve como partida San Martín de Los Andes, na Argentina e minha permanência foi na Região da Araucanía (Meio Centro - Sul).

Para chegar até lá eu sugiro dois percursos (apesar de ter tantos outros).

1º Você pode voar do Brasil para Santiago, aproveitar a capital e então alugar um carro em direção a região ou pegar um avião até Temuco. As cidades a serem visitadas sugiro: Melipeuco, Curacautín, Vilcún e Lonquimay. São cidades (municipalidades) inseridas no Geoparque Kutralkura e que tem como principais atrativos os vulcões e lagos. Baixar Guia Geoturistico e Geoparque Kutralkura

A visita pode ser estendida a Pucón que fica aos pés do Vulcão Villa Rica e vale muito a pena uma escalada. Há agências locais que fazem a condução.

2º Outra forma de chegar a região é partindo da Argentina. Bariloche é uma boa opção, seguindo a rota dos lagos até San Martín e entrando em seguida no Chile.

Maria Luiza, essas são as dicas que posso dar pra você. Embora, o Chile tenha diversos lugares lindos, como a região do deserto do Atacama, ao Norte; Puerto Montt, ao Sul e Punta Arenas no extremo Sul. Mas te digo uma coisa, qualquer roteiro que fizeres, será uma boa escolha.  

Uma segunda pergunta foi se na Argentina, mais precisamente nos arredores de Buenos Aires ou Bariloche, há algum Geoparque.

Bom, ainda não se tem nenhum Geoparque com a chancela da UNESCO na Argentina. No entanto, possui Parques Nacionais e um Patrimônio Geológico riquíssimo, com destaque para a Paleontologia. Apresenta regiões potencialmente propícias a criação de geoparques onde já existem projetos, entre eles o Geoparque Bryn Grwyn (Província de Chubut). Para saber mais, acessar: Asociación Geológica Argentina (AGA)

Em San Carlos de Bariloche são várias as atividades que se pode fazer nos arredores, como o circuito dos lagos (inclusive com opção de atravessar a fronteira com o Chile), Isla Victoria, as estações de esqui e o imperdível Cerro Tronador. Tudo dependerá da estação em que você viajará.

Há também para os aventureiros um passeio de jipe nos arredores da cidade, com direito a velha “parilla” as margens do lago, que é imperdível.

Logo, farei um post sobre minha experiência em Bariloche. Mas, segue uma foto do nosso grupo, pra vocês sentirem um pouco da atmosfera desse passeio.

Sávyo, espero ter ajudado.

Nosso Grupo apreciando uma típica "Parilla" nos arredores de Bariloche


Saudações geoturísticas!
Até breve...


Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate