Vesúvio, um gigante italiano

Gente linda, ainda em tempo, vamos de VESÚVIO?

Contarei algumas curiosidades desse gigante e como fazemos para chegar até ele partindo da louca e querida Nápoles (Ver post anterior sobre Nápoles👉Nápoles

O post ficou grande - Mas vamos lááá...

O Vesúvio ficou conhecido em todo o mundo devido a grande erupção de 79d.C, quando atingiu as cidades de Pompeia, Herculano, Stabia e Oplotonis. Mas essa não foi a única erupção desse gigante de pedras (quero dizer... de rochas 😀).

Primeiro vamos saber onde se localiza essa belezura. O Vesúvio está ao sul da Itália, a leste da cidade de Nápoles na região da Campânia, em uma área que abrange a chamada "Baía de Nápoles" ou "Golfo de Nápoles" (Ao final do post conto como chegar até lá).

Vista para a Baía de Nápoles ou Golfo de Nápoles a partir do Vesúvio. 

E como se formou essa maravilha geológica de 1.281m de altitude? 

Primeiro é importante explicar que o vesúvio é considerado um "estratovulcão" ou também pode-se chamar "vulcão composto" - E o que seria isso? 😳 São vulcões que apresentam um grande edifício vulcânico, normalmente em formato de cone, com uma cratera no cume e flancos (paredes) íngremes. São construídos pela alternância de fluxos de lavas, cinzas e blocos de pedras.

De acordo com o observatório vesuviano, o vesúvio é chamado na verdade de "Soma-Vesúvio" -  Como assim? 
É que o vesúvio se formou dentro de um vulcão mais antigo o "M. Somma", cuja parte mais superior afundou gerando uma caldeira, só depois, já no interior da caldeira do Somma, após outras erupções formou-se o Vesúvio. 

A  atividade vulcânica na área Somma-Vesúvio remonta há pelo menos 400.000 anos, isso com base na idade de algumas lavas encontradas em perfurações de 1.355 m de profundidade. Já a história do sistema vulcânico "Somma-Vesúvio" começou há cerca de 25.000 anos (Mais 👉Observatório). 

Mas para que esse post não fique muito grande vamos focar na erupção de 79d.C até o presente 😉

Imagem do que seria o corpo do Somma em vermelho pontilhado e a configuração atual do Soma-vesúvio (Fonte: Observatório Vesuviano

Do ponto de vista geológico, ele está localizado no chamado "Arco Vulcânico da Campânia", ou seja, em uma zona onde há convergência (encontro) de placas tectônicas, criadas pelas placas africana e euroasiática, que forma além do Vesúvio outros vulcões, como o também conhecido Etna e o Stromboli (planos para uma próxima viagem 😍) - Não posso esquecer de citar o "Campos Flégreos" mas esse é tema pra um futuro post. 

Hummm... Dá para explicar melhor? Vamos lá...

De forma genérica, o vulcão resultou do choque entre duas placas tectônicas (Africana e Euroasiática) que seguem em movimentos convergentes, ou seja, vão de encontro uma da outra. 

Neste caso, a placa Africana, mergulhou abaixo Euroasiática, e sofreu uma grande pressão. Com isso, o material da placa aqueceu tanto que "derreteu" transformando-se em magma (rocha derretida). Esse magma muito quente e sob pressão, foi empurrado para cima - assim, encontrando um ponto mais fraco na crosta, conseguiu rompê-la - formando assim o vulcão (Ver figuras 👇). 

A imagem nos dá uma ideia da convergência das duas placas Eurasiática e Africana e a consequente formação do Monte Vesúvio (Para entender melhor essa dinâmica 👉 hudsonvalleygeologist e geology.com)  

Um exemplo mais simples do que seria um encontro entre placas e a consequente formação de vulcões (👉 montevesuvio

E as erupções? Por que o termo erupção pliniana?

O vesúvio apresentou várias erupções, mas vamos aqui destacar a do ano 79. Lembrando que o vulcão ainda mostrou sua força nos anos de 1631, 1906 e 1944 - esta última ocorreu em plena 2ª guerra mundial (👉Vídeo erupção de 1944) 

A erupção de 79 foi sem dúvidas a que mais marcou a história do Vesúvio, tanto do ponto de vista geológico, como histórico, arqueológico... Estima-se que pode ter matado cerca de 16.000 pessoas (5 maiores erupções vulcânicas da história)

Tudo começou na manhã do dia 24 de agosto os habitantes da cidade viram uma grande nuvem em forma de pinheiro que saiu da cratera do Vesúvio. Qualquer um de nós, que hoje visita as ruínas de Pompeia, pode ver e ter noção, a partir do Fórum Romano o quanto aquilo deve ter sido assombroso. O Vesúvio se localiza praticamente em uma linha reta até pompeia. 

Vesúvio visto a partir do Fórum Romano.

De acordo com o site "Pompeii.3D":
"Por volta das 10h houve uma explosão aterrorizante: o plugue de lava que entupiu a cratera pulou no ar, onde quebrou em lapilli (piroclástos), cuja chuva caiu sem chance na cidade e em um território com um raio de 79 quilômetros. Os lapilli são de pedra-pomes e inundaram a cidade por uma altura de quase 3 metros. A chuva durou até 28 de agosto, acompanhada das exalações de gases tóxicos, cinzas e terremotos contínuos que atingiram Nola, Nápoles e Sorrento. 

No primeiro dia, no entanto, a tragédia dos pompeianos foi consumida, muitos deles mortos pelos gases que os pegaram na louca correria em direção à salvação - como mostram os moldes de gesso feitos pelos arqueólogos. Estes são os testemunhos mais terríveis da tragédia (👉Sobre os habitantes). 

Em Herculano a destruição ocorreu de outro modo, devido a localização e direção do vento, a cidade foi destruída por uma avalanche de lama - formada pelas cinzas eruptivas, que cobriam a cidade por vinte metros - tudo ficou tão soterrado e escondido, que a cidade se refez em cima da antiga Herculano. Hoje a área de escavação é pequena, perto daquilo que realmente deve estar escondido embaixo da cidade atual (👉 Documentário Herculano). 

Aparentemente esta teria sido uma das últimas imagens vistas pelos moradores de Pompeia (👉 Hudson Valley Geologist).

É importante mencionar em meio a toda essa catástrofe, dois nomes em especial: Plínio, o velho e Plínio, o jovem. 

Plínio, o velho foi um naturalista, escritor e militar romano, escreveu a famosa obra Naturalis historia. Vivia em Miseno, próximo ao Vesúvio e ao ver a erupção decidiu aproximar-se mais, para tentar compreender o que acontecia - a princípio seria uma incursão científica. No entanto, tinha amigos na cidade de Stabia de onde recebeu pedido de ajuda e decidiu ir por mar tentar resgatar os amigos e quem mais conseguisse. Plínio, com então 56 anos, conseguiu chegar a Stabia, mas infelizmente não conseguiu retornar. Morreu ao inalar os gases tóxicos expelidos com a erupção (👉 Morte de Plínio, o velho  ). 

Pintura: Frota de Plínio, que saiu de Miseno, indo rumo a Pompeia - 79 d.C. (Fonte: Imagem)

Enquanto Plínio, o velho navegava em direção ao desconhecido, seu sobrinho, Plínio, o jovem, observava tudo atentamente, a partir do outro lado da baía, na cidade de Miceno. E foi através dele, que tomamos conhecimento de parte do que ocorreu naquela noite e nos momentos subsequentes. 

Plínio, o jovem - descreveu com detalhe o ocorrido em duas cartas enviadas a Tácito, um historiador romano da época. Na primeira ele narra a destruição de Pompeia e a morte do tio - na segunda conta sua experiencia pessoal - como viveu com sua família e com o perigo iminente. (👉Cartas a Tácito")

Pequeno trecho da primeira carta

"Ele estava em Miseno e governou pessoalmente a frota com seu comando. Em 24 de agosto, quase 13 horas, a minha mãe diz que uma nuvem de tamanho e forma incomum está aparecendo.

Ele, depois de desfrutar do sol e depois de um banho frio... Ele pede suas sandálias, sobe a um lugar de onde esse maravilhoso fenômeno poderia ser contemplado perfeitamente. Foi que uma emergente nuvem onde assistindo de longe não poderia dizer do que de montanha saía, mas sabia que era do Vesúvio, cuja semelhança e forma não era outro senão uma árvore como um pinheiro.

Se estende de baixo para cima como tronco, por assim dizer, de forma muito alongada, que está espalhado em alguns ramos, creio eu, porque reacendeu por um golpe recente, diminuindo-o, em seguida, se dissipou sobre toda a largura, abandonado ou mais bem superado pelo seu peso; às vezes tinha uma cor branca brilhante, outra sujos e manchados, como se levada para o céu a terra ou cinzas.

Como pessoa instruída, era algo grande e digno de ser conhecido mais de perto. Ele ordena que a liburnica (pequena navio de guerra) seja preparada para ele; Ele me oferece a possibilidade de ir com ele se me apetecer; Eu respondi que preferia estudar, porque coincidentemente ele havia me dado algo para escrever.."  (👉Carta de Tácito - em Português)

Os escritos nas cartas de Plínio, o jovem - são consideradas como importantes registros do vulcanismo explosivo da história. E foram usadas por vulcanólogos para entender as erupções de enorme energia e tamanho, que em sua homenagem foram batizadas de "erupções plinianas" (👉Artigo científico super interessante, descrevendo a historia dos Plínios e do Vesúvio - Gerardo J. Soto)

Abaixo, algumas imagens onde se pode ver dimensão da erupção

Mapa da região afetada e Baía de Nápoles com uma explicação bem didática sobre a coluna eruptiva e suas dimensões e alcance (Fonte: Artigo: Gerardo J. Soto)

Mapa mostrando o alcance e danos decorrentes da erupção (Fonte: anabasis-historica)

Mapa com o trajeto da expedição de Plínio, o velho - Rumo a Stabia  (Fonte: anabasis-historica). 

Mais uma imagem, mostrando como a coluna de cinzas e fluxos piroclásticos se espalharam. (Fonte: vesuvius)

VESÚVIO HOJE

Atualmente, do cráter do Vesúvio observa-se a saída de fumarolas. O vulcão é considerado ativo. Estima-se que cerca de 700 mil pessoas viva em volta desse gigante, e pra isso deve haver um bom plano de evacuação em caso desta belezura resolver entrar em erupção novamente. 

Toda a área é monitorada pelo observatório vesuviano, que o analisa constantemente por meio de parâmetros geofísicos e geoquímicos. É possível acompanhar AQUI e no BOLETIM MENSAL  os eventos sísmicos registrados pelo observatório. Abaixo uma das estações que estão instaladas em vários pontos do Soma-vesúvio 👇.  

Estação instalada para monitorar o Soma-vesúvio.

COMO CHEGAR E O QUE VER 😍

Para chegarmos até essa coisa linda saímos da estação central de trens de Nápoles, pela empresa circumvesuviana. São trens urbanos onde podemos vivenciar o dia a dia dos napolitanos (Ver os posts anteriores: Pompeia e Herculano). 

Descemos na estação Ercolano Scavi, em Herculano e fomos até a empresa de turismo "Vesúvio Express"(Site deles: vesuvioexpress.info) que fica bem próximo da estação. 

Há outras possibilidades, como ir de carro particular, ônibus de linha ou encarar uma subida a pé - Optamos pela empresa, pois estávamos com o tempo curto e queríamos algo mais prático. Contudo, em uma próxima vez iria por conta própria. Não que pela empresa tenha sido ruim. Mas van é aquela coisa - Hora pra sair e hora pra voltar - Sou uma viajante meio rebelde hahaha. Para quem curte, é uma ótima pedida. 

1. Uma dica importantíssima: Vá cedo! Saímos na primeira viagem deles, de van (também há ônibus) e poucas horas depois o fluxo de carros e pessoas  era enorme. 
2. Fomos em novembro (outono), mas lá em cima é bem mais frio - Leve agasalho. (Fui de casaco pesado 🙈 porque sou friorenta - mas um agasalho mais leve e corta vento - já resolveria 😁).
3. Lá em cima tem umas lanchonetes, mas é sempre bom levar sua água e um lanchinho.
4. Há ainda venda de minerais e souvenir. 

O que ver???  Ahhhh vamos lá...


Fiz esse vídeo 👇👇👇 que  dá pra ter uma ideia do que vimos e sentimos😍





Trecho da subida ao Vesúvio, lá atrás - em segundo plano é possível ver parte da cratera do M. Somma, circundando o Vesúvio - do lado direito da foto. 

Trechos da caminhada, circundando o cráter - Como vêem, fomos em um horário bem tranquilo, horas depois já não se consegue andar nessa tranquilidade.


Ah... o CRÁTER!!! Ter essa vista do cráter tão de pertinho é uma sensação única na vida. Saber que essa belezura pode entrar em erupção novamente - conhecer toda a história dele pelos livros e poder vivenciar tudo isso pessoalmente, lembrar das aulas e dos meus alunos 🌍- é INDESCRITÍVEL - Nem com todos os posts do mundo conseguiria traduzir tudo que senti de verdade ❤  Mas juro que estou tentando 😎

Eu e a mana, maravilhadas com essa belezura da natureza 😍. 

Vista para Baía de Nápoles - É possível ter uma ideia da população do entorno e de como seria uma evacuação dessa área em caso de erupção.

Trecho do Vesúvio onde é possível ver o caminho com algumas pessoas subindo - seguido por um corredor de vegetação, e em seguida vê-se o que foi uma corrida de lava e material vulcânico - por fim, em último plano - parte do "edifício" do M. Somma. 

Aquela Panorâmica de lei 💁

E TEM FUMAROLA, SIMMMMMM👇👇👇👇👇👇 



Não sou muito boa com vídeos 🙈mas espero que gostem! Sim, o casaco ta pesado, poderia ser um mais leve, mas sou neurótica com a possibilidade de passar frio😅

 Finalizando...

Finalizamos a visita na rua principal de Herculano, apreciando uma típica massa napolitana e um chopp gelado 😋 🍝🍻

Querem saber se vale a pena a visita??? MUITOOOOO

Se tiver um tempinho a mais na Itália, não deixe de viver essa fantástica experiência, que envolve geologia, geografia, história, arqueologia, gastronomia e um mergulho na cultura local ❤

Ver também...

Site do Observatório Vesuviano: http://www.ov.ingv.it/ov/en/eruzione-di-pompei.html
Sugestão de vídeos: Fases da Erupção e Vulcão visto por drone
Super vulcão em Nápoles: Campos Flégreos


SOBRE AS FONTES: 
👉Os textos são escritos com base na informações colhidas in loco, através de painéis informativos e material impresso, bem como em livros, artigos e/ou pesquisas feitas na internet - Sempre referenciadas ao longo do post. 

👉As fotografias são todas autorais, com exceção das que estão sinalizadas. Nestas, são sempre colocados os créditos.


👉No caso de reprodução de textos e fotografias, pedimos por gentileza, o mesmo procedimento 😉


                                   🙋 Até o próximo 

Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate