Nápoles: ruas estreitas, gente, história e muita massa

Partindo para terceira parte da série Nápoles, falaremos hoje da própria. Cidade controversa, intensa, sem meio termo ❤

Então, vamos lá...Nossa chegada a Nápoles foi antecipada em uma noite, por isso acabamos experimentando dois hotéis na cidade. 

Chegamos na Estação Central à noite, vindo de Veneza pela Trenitalia. O primeiro hotel que ficamos foi ao lado da estação Garibaldi, o B&B Hotel Napoli. Um casarão antigo, com vista para a praça, que nos deu uma bela surpresa pela manhã: Vista para o Vesúvio 😍
A localização é boa para quem quer ficar próximo a estação, mas é longe de outras atrações da cidade.

Sacada do nosso quarto no B&B Hotel Napoli com vista para o Monte Vesúvio. 

O segundo Hotel, já reservado com antecedência foi o Dei Decumani. O prédio fica no centro histórico, na via Duomo. Também um casarão bem antigo, com uma porta em madeira enorrrrme. A Corina, uma ucraniana muito atenciosa nos recebeu. A localização é ótima, dá para ir andando aos bares, restaurantes, cafés, igrejas e até para o museu arqueológico.

Olha o tamanho desse porta 💃 - Hotel do Dei Decumani.

Nápoles: ruas estreitas, gente, história e muita massa

Iniciamos o dia em uma típica padaria napolitana, com direito a conhecer e papear com alguns bons velhinhos ❤ Passamos o dia em Pompeia e Herculano e voltamos ao fim do dia para jantar na famosa Pizzaria Da Michele.

Foto desfocada, mas o que vale é a pizza  🙈

A Da Michele é antiga em Nápoles (1870) e ficou conhecida mundialmente após o filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts. A casa é pequena, serve apenas dois sabores de pizza, margherita e marinara. A fila para entrar é bem grande. Um funcionário fica na porta entregando as fichas e em seguida as chama conforme o fluxo de saída. Mas é bem rápido. Uma vez lá dentro é comer e sair, rs. Nada de rezar e amar :/

Algumas fotografias ao longo da história e no canto direito abaixo, um registro da passagem da atriz Julia Roberts, durante as gravações do filme Comer, rezar e amar. 

A pizza é bem boa e também no precinho, tanto que pedimos uma pra viagem. caminhar pelas ruas do centro histórico exige um pouco de paciência (rs), mas a cada esquina têm-se uma nova descoberta, seja histórica ou gastronômica. Há sempre muita gente na rua comendo em pé e papeando.

Comida, lembrancinhas, lambretas, roupas nas varandas, história e muita gente 💛 Via dei Tribunali - Nápoles.

Observando o movimento - Esquina Via Duomo com Dei Tribuna

Aquela Pizza marota na Via Duomo - No centro - acima da foto, a plaquinha do nosso Hotel o - Dei Decumani. 

Gelato inesquecível 👌 

Museu Nacional Arqueológico de Nápoles 

O museu é fantástico, já na entrada esculturas incríveis em mármore, com Deuses gregos gigantes. Conforme vamos avançando pelas outras sessões do museu o passado vai se abrindo sob nossos olhos. Um patrimônio histórico e arqueológico quase intacto proveniente principalmente de Pompeia, Herculano e Stábia. São esculturas, pinturas, mosaicos e uma infinidade de utensílios.

Há várias coleções, entre elas a coleção Farnese, de numismática, epigráfica, os achados da Roma antiga junto com o "gabinete secreto", entre outros.

Logo que se entra no museu já começamos a ver o quão grandioso é seu acervo.

Hércules, escultura gigante da coleção Farnese - Mede 3,17 metros e é considerada a escultura mais famosa do "semideus" grego. Origem: Encontrada em 1546 nas Termas de Caracalla - Roma. (👉Vídeo)

Sarcófago em mármore, período romano, encontrado em um mausoléu no inicio do século XIX. A obra retrata a criação do primeiro humano, na presença dos deuses do Olimpo (Poseidon, Hermes, Hera, Zeus, Apollo). "Prometeo" (personagem da mitologia grega) está prestes a animar o corpo do primeiro homem que ele acabou de formar (centro - abaixo) (👉Mais). 

Escultura da Deusa Grega Artemísia de Éfeso - Filha de Zeus e Irmã gêmea de Apolo. (👉 Mais informações)

Coleção Pompeiana

Coleção incrível, de mosaicos, afrescos e muitos objetos, sem falar nos inúmeros artefatos de caráter erótico. Os pompeianos tinham a imaginação e a sexualidade a flor da pele. 

Um dos mosaicos que mais impressiona é sem dúvidas o que reproduz a  batalha entre os exércitos da Macedônia e da Pérsia, onde se destacam as figuras de Alexandre, o Grande, à esquerda, e o rei persa Dario III, à direita. Há divergências quando se trata da cena em sim. Alguns historiadores alegam tratar-se da Batalha de Isso (333 a.C), enquanto outros argumentam ser a Batalha de Gaugamela (331 a.C). A obra mede 2,72 m de altura por 5,13 m de largura - foi encontrada em Pomeia na  Casa do Fauno, em 1831. ( 👉Post Pompeia com a casa do fauno)


Afresco retirado do piso da casa do Fauno em Pompeia retrata a Batalha de Alexandre O GRANDE (👉 mais)

Mosaico em ótimo estado de conservação.

Aqui começa a aflorar o erotismo dos pompeianos - A maioria desses afrescos com cenas eróticas, foram encontrados no Lupanário, antigo prostíbulo pompeiano (Ver post anterior) e encontra-se exposto no Gabinete Secreto. 


Mais mosaicos - todos originais e retirados das ruínas de Pompeia.

Colunas inteiras trabalhadas me mosaico - Origem: Pompeia

Gabinete secreto 

Chegamos então ao famoso e polêmico Gabinete Secreto. Para este espaço foi trazido todo material erótico, de conotação sexual encontrado em Pompeia e Herculano. 🙊 Há muitos falos, pois segundo a lenda significavam a fertilidade e espantavam maus espíritos. Foram encontrados muitos artefatos em formatos de falos nas portas das casas e nas paredes, a exemplo de luminárias, esculturas e pinturas. Fizemos fotografias incríveis de várias peças 😊 os artefatos dizem muito sobre a vida sexual daquelas pessoas e de como era seu cotidiano.

Artefatos expostos no Gabinete Secreto.

Há ainda a imagem da famosa escultura do Deus Pã  (Fauno meio homem - meio bode). A obra foi descoberta em Nápoles, no ano de 1752 e desde então causou muita polêmica a sua exposição. (👉 Sobre o gabinete secreto Aqui

Polêmica escultura do Deus Pã (Deus Pã na mitologia grega Aqui👈)

E por hora é só...🙋.

Cotidiano de Nápoles e região: Rick Steves' Europe

Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate