GEOCONSERVAÇÃO, GEOTURISMO E GEOEDUCAÇÃO: LITORAL SUL DE PERNAMBUCO - BRASIL

Meus caros,

Aproveito o espaço aqui do blog para disponibilizar os endereços eletrônicos contendo Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado refentes a temática da geoconservação, geoturismo e geoeducação. A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2011 e 2016 pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFPE, contando ainda com 01 ano (2015) de pesquisas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal. O trabalho foi desenvolvido no Litoral Sul de Pernambuco (NE - BRASIL) área conhecida por sua diversidade geológica, geomorfológica, ecológica, histórica, cultural...

O material se encontra no repositório da UFPE, onde foram desenvolvidos os trabalhos 👇

TESE DE DOUTORADO


PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E ESTRATÉGIAS DE GEOCONSERVAÇÃO: POPULARIZAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL PARA  LITORAL SUL DE PERNAMBUCO (BRASIL)


Resumo:
Este trabalho apresenta minuciosa pesquisa sobre os principais elementos da geodiversidade da faixa litorânea Sul do Estado de Pernambuco, definida como Litoral Sul de Pernambuco, composta por sete municípios: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, com uma extensão de praias de 110 km. A delimitação da área se deu com base na configuração geológica local, e a importância de determinados afloramentos como marcadores da história evolutiva do planeta Terra (quebra do megacontinente Gondwana). Na área de estudo ocorrem rochas pertencentes à Bacia Sedimentar de Pernambuco, a Suíte Magmática Ipojuca, e ao embasamento cristalino de idade neoproterozoica. O objetivo do trabalho foi a identificação dos principais elementos da geodiversidade, seguido da inventariação do patrimônio geológico, com base em seus valores e especificidades. Os métodos utilizados constaram do levantamento das principais áreas de interesse geológico, descrição, elaboração de banco de dados e análises qualitativas e quantitativas. Valores socioeconômicos (educacional, histórico e turístico) foram avaliados. São apresentadas propostas de geoconservação e divulgação das Geociências, visando atividades voltadas para educação (formal e não formal) e desenvolvimento do geoturismo para treze geossítios inventariados. Propostas estruturais e não estruturais foram feitas levando em conta as especificidades e demandas de cada geossítio. Este trabalho permitiu constatar o grande potencial geológico e geoturístico da região, associado à forte referência histórica, cultural e arqueológica, assim como ao turismo de sol e praia já consolidado. Os dados obtidos de maneira integrada, interdisciplinar e voltada para o uso sustentável dos recursos, tornam este documento base para futura proposta de inserção desta área no Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO.

Thaís de Oliveira Guimarães
Orientador: Gorki Mariano (UFPE)
Coorientador: Artur A. Sá (UTAD)

Programa de Pós-Graduação em Geociências - UFPE
Apoio: CAPES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO


Geoconservação: mapeamento, descrição e propostas de divulgação de trilhas geoturísticas no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, Cabo de Santo Agostinho-PE, Brasil


Resumo:
Este trabalho foi desenvolvido no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho/PE, tendo como objetivo ressaltar a importância da divulgação e conservação dos elementos de caráter geológico, geomorfológico, ambiental e histórico da área, bem como seu potencial geoturístico. O parque envolve a área de ocorrência do granito do Cabo de Santo Agostinho e das rochas vulcânicas que cortam o mesmo. Estas rochas, com idade de ca 102 m.a., marcam um dos estágios finais da quebra do megacontinente Gondwana. O trabalho constou de fases de campo, onde foram feitas descrições das rochas, da geomorfologia, de processos erosivos, acompanhadas por detalhado levantamento fotográfico. Os pontos estudados de cada trilha foram georefenrenciados com utilização de coordenadas em UTM. Foi realizada descrição detalhada de sete (07) trilhas, com percursos variando de 2 a 2,5 km. Foram diagnosticados alguns pontos críticos referentes ao ordenamento, bem como infraestrutura dos percursos. Para cada trilha foram elaborados mapas com ficha técnica, confeccionados painéis informativos e apresentadas propostas e medidas de ordenamento e melhorias na infraestrutura. Foi proposta uma nova delimitação para o território do parque, tomando por base a curva de nível de cota 10m. Finalmente, foi sugerida a implantação de portão/cancela de acesso ao parque visando o ordenamento das visitas e o estabelecimento de visitas guiadas, por guias treinados.

Thaís de Oliveira Guimarães
Orientador: Gorki Mariano
Coorientador: Giovanni Seabra

Programa de Pós-Graduação em Geociências - UFPE
Apoio: Cnpq 

Boa leitura!🙋

Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate