PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA


Complexo Rochoso
Bom, essa é a primeira postagem do Blog. Por inúmeros motivos esta primeira postagem não poderia ser de outro lugar e eu vou falando porque ao logo do texto.

O PEPB fica no município de Araruna na Paraíba, mas também está muito próximo de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte, na verdade o limite entre os estados é o Rio Calabouço. (Links com localização ao final da postagem)

Geologicamente falando trata-se de um “batólito”, ou seja, um corpo granítico que cristalizou no interior da Terra, muito grande e que aflora com mais de 100km². Nessa área, onde foi criado o Parque, têm-se as feições que mais se destacam na paisagem. A principal delas, como o nome já diz é a Pedra da Boca, um afloramento de rocha granítica muito grande, com aproximadamente 340 metros de altura, quem olha tem a impressão de ver uma enorme boca, como se fosse um grande sapo de boca aberta.

Parece estranho né? Mas não é não! Vista de longe a feição já é de encher os olhos, e o desafio maior é escalar até a “Boca da Pedra”, numa caminhada de tirar o fôlego, mas muito compensadora no final. 

Meu primeiro contato com a Pedra da Boca foi no 4º período de Graduação, numa excursão didática da disciplina de Geomorfologia. Foi amor à primeira vista. A partir dali descobri o que eu tinha ido buscar na Geografia (risos). Depois dessa visita, vieram outras, e outras, surgiram monografias, artigos, minha filha conheceu e também se apaixonou. Mas hoje, devido aos compromissos profissionais tenho estado um pouco afastada. Mas a saudade é grande e sempre me pego olhando as fotos. Ah! Minhas fotos, que seria de mim sem elas!

Na Pedra da Boca, como chamamos, não tem só a “boca da pedra” para se contemplar. Tem a Pedra da Caveira onde é possível praticar esportes radicais como a escalada e o rapel, a Pedra da Santa com suas inscrições rupestres “ainda” preservadas, bem como as cavernas.
Bom, as cavernas não são propriamente caverrrrrnas, como as cavernas da Chapada Diamantina, na Bahia, por exemplo, que se chama de ambientes cársticos. 

O que acontece na região é que se tem a ocorrência de dois tipos de cavidades, que localmente ou por visitantes são chamadas de cavernas. Na verdade poderíamos denominar de Abrigos e Furnas. Os abrigos para as cavidades nas rochas que decorrem, entre outros motivos pela erosão diferencial, ou seja, quando se tem dois tipos de rochas e uma é mais resistente que a outra. Nesses casos, a menos resistente se desgastam mais rápido deixando essas cavidades nas rochas.

Pedra da Boca 
Pedra da Caveira
Já as furnas, ocorrem quando a rocha se desagrega, e os blocos rochosos caem e se dispõem um por cima do outro, originando espaços vazios. No Parque tem algumas dessas furnas que podem ser visitadas, como a câmara do Caçador, a caverna de Zamboca e caverna Olho d’água


Saída da furna Câmara do Caçador

Resumindo, trata-se de um lugar lindo, com várias atividades que podem ser feitas. Como caminhar até a “Boca da Pedra” escalar, fazer rapel, pedalar entre as trilhas, conhecer as furnas e as pinturas rupestres, ou simplesmente armar uma rede e contemplar a paisagem maravilhosa e essa Geodiversidade encantadora.


Antiga Pedra do Letreiro, devido a ocorrência de pinturas rupestres. Hoje conhecida como Pedra da Santa

O morador e Guia local, Seu Tico e sua família são exemplos de receptividade. Ele faz saídas guiadas com os visitantes. O Parque tem uma guarita de entrada, onde também é possível encontrar guias. Em uma das vezes que fui até lá encontramos um. Mas, nunca fiz trilha com eles.

O Júlio Castelliano, da Casca Grossa Aventuras é responsável pelas atividades de escalada e rapel, que também podem ser agendadas com ele.

O acesso por carro ou moto é tranquilo, nunca fui de ônibus, mas lembro de que ele deixa na estrada próxima, não muito longe. Quanto à hospedagem, há área pra Camping no terreno do S. Tico. Tem a “Fulô de Pedra” (https://www.facebook.com/fulo.pedra), nunca me hospedei nela, mas dizem que é muito aconchegante e da p ver pelas fotos que sim. Em Araruna, na sede do município há uma oferta maior de hospedagem.





Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate