Olááá...


Hoje começo uma nova etapa através deste espaço. 

A ideia de criar o GEOdestinos, surgiu entre uma viagem e outra, da necessidade de eternizar os lugares incríveis já visitados, os momentos inesquecíveis já vividos e as pessoas especiais que passam por nossa vida.

Há tempos, venho registrando em um caderninho e em minhas memórias cada pedacinho de chão visitado. Entre vídeos e fotografias procuro matar a saudade de momentos vividos com intensidade e de pessoas de muita dignidade.

Mas, o Geodestinos, como o nome já nos sugere trata de um tipo de destino em especial, aquele que está diretamente relacionado aos elementos naturais abióticos, aqueles que não têm vida. Não nascem, crescem reproduzem e morrem como aprendemos com as plantinhas na escola. Os elementos ABIÓTICOS, não tem esse ciclo de vida, mas não precisam, simplesmente porque são eles que dão suporte a toda vida no planeta. O que isso quer dizer???

Que se não tivéssemos os elementos naturais abióticos, simplesmente não teríamos vida na Terra. Ah! Mas esse nome, Abióticos é um tanto difícil. Ok! Então trataremos aqui destes elementos como: GEOdiversidade!

Simmmm, Geodiversidade. Da mesma forma que temos a Biodiversidade, para a fauna e a flora, também temos a GEOdiversidade, representando todos os elementos abióticos do planeta, ou seja os minerais, as rochas, a água, as formas de relevo e muito mais.

Quando nós falamos em Geodiversidade, surgem muitas dúvidas e também muitos outros conceitos. Temos os conceitos de Geoconservação, de Patrimônio Geológico, de Geoparques, Geossítios, de Geoturismo, enfimmmm. Teremos muito assunto pela frente, e uma das ideias desse espaço, é esclarecer dúvidas, não de uma forma técnica, necessariamente científica. Mas de forma leve, na linguagem mais acessível possível.

Aqui, vocês terão a oportunidade de conhecer lugares, ou seja, DESTINOS, que estejam relacionados a Geodiversidade, logo justificasse o nome do site: GEOdestinos.

A ideia é criar uma resenha do local visitado, falar um pouco dos aspectos físicos, das comunidades locais, da economia, dar alguma dica de hospedagem, como chegar e as atividades que poderão ser desenvolvidas.

Mas lembrando, são dicas de uma viajante, apaixonada por aventura, Geógrafa, amante da Geodiversidade que busca o conhecimento não só nos livros, mas na vivência, em todos os processos que a Terra nos mostra dia após dia.

São dicas de “gente que gosta de gente”, que conversa, troca ideia... que aprende! Que vê cada nova paisagem, com o sorriso largo, igual à criança quando vê a mãe na porta da escola, sabe? E corre pra abraçar? Como se fosse sempre a primeira vez... Que chora! Sim, também se chora de felicidade, de emoção pelas grandezas do Universo, pelos momentos vividos, pelas pessoas que passaram e que provavelmente não passarão outra vez.

Eu poderia resumir tudo com uma só palavra, Gratidão! Mas, a ideia não é “resumir” e sim, compartilhar. São muitos lugares conhecidos, muitas emoções sentidas e que se tornaram grandes demais para serem carregadas por uma só pessoa, para serem carregadas por mim.

E é por isso, que senti a necessidade de dividi-las, e hoje ponho no ar esse espaço de compartilhamento de ideias, de informações e vivência.

Sem mais conversa...
Entrem e fiquem a vontade, a casa é de vocês!!!
Thaís Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate