Chile Parte I (Geoparque Kutralkura - Melipeuco e Vulcão Llaima)

Caros Geoleitores,

Hoje começarei uma série sobre o Chile, mais precisamente na Região da Araucanía, que se localiza aproximadamente no centro – sul do país. Como o nome já diz, é uma região rica em Araucárias, mas também conhecida por seus lagos e vulcões.

Fiz esta viagem ao Chile após um simpósio sobre Patrimônio Geológico realizado em San Martín de Los Andes na Argentina, acompanhada por três amigos chilenos, ou seja, estava completamente em casa e pude conhecer tudo sob a ótica de quem vive “o lugar”.

A capital da Região é a cidade de Temuco, nela estão inseridos alguns Parques, como o Parque Nacional Conguillio. Há também o Geoparque Kutralkura (Aspirante a Rede Global de Geoparques – GGN), que tem como um dos idealizadores o Manuel Schinling, geólogo e amigo que guiava nossa “pequena expedição” (rs), além do Diego Bravo e da Isabel Gueiro que também fazem parte do projeto. Ou seja, como eu disse: Estava em casa!!!

Um Geoparque possui uma proposta diferente de um Parque Nacional, por exemplo, seus pilares de sustentação estão baseados no patrimônio geológico, na educação e no desenvolvimento econômico local, onde a comunidade inserida deve ser a grande beneficiada com o projeto. (Projeto Geoparques - CPRM)

Saímos de San Martín pela manhã com destino a Melipeuco (Chile), não sei como, mas acabamos nos desligando um pouco do caminho e fizemos um percurso maior que o esperado, chegando ao nosso destino só no final do dia, mas isso não foi um problema, pois acabamos parando e conhecendo vários lugares legais. 

 Algum lugar da Argentina
Parque Nacional Laguna Blanca - Neuquén/Argentina
Mais um lugar lindo - Frio e muito vento. 

Entramos no Chile pelo passo Pino Hachado. Já em Melipeuco ficamos numa pousada super agradável a "Hospedaria e Agrocamping Relmucura”, aqueles lugares que você se sente em casa, sabe? Aonde você circula, vai pra cozinha e fica batendo papo com a proprietária. Bom, já chegamos à noite e com muita névoa, então não puder ver o que havia no entorno da pousada.

Mas, imaginem vocês que todos diziam que eu teria uma enorme surpresa ao acordar, pois o quarto que fora reservado pra mim tinha uma janela de vidro enorrrrme e ficava de frente para o vulcão Llaima. Ou seja, meu corpo estava cansado, mas minha cabeça não parava de pensar no danado do vulcão.

Para quem não conhece o Vulcão Llaima, ele está inserido no Parque Nacional Conguillio e é um dos vulcões mais ativos do Chile, aos seus pés estão cidades como Melipeuco e Curacautín. Possui um cone vulcânico principal e tem aproximadamente 3.200 metros de altitude. Entre 1640 e 2008 foram registradas 48 erupções. Entre as mais fortes estão a de 1751, 1903, 1927, 1944-1946, 1979, 1994 e o ultimo ciclo eruptivo entre 2007 e 2009.

O principal perigo que o vulcão representa em suas erupções são as formações de “Lahares” destrutivos, que são materiais vulcânicos como rochas, cinzas, púmice e água (muitas vezes provenientes do degelo causado pelo calor das erupções) que se misturam e escorrem pelos rios e vales a grandes velocidades.

Gente, sou do Nordeste, moro na praia, no calor medonho. Estou acostumada com paisagens totalmente diferentes do que estava por vir. Acordei inúmeras vezes para ver se já havia amanhecido e só então lá pras tantas que abri os olhos e ali estava ele: lindo, perfeito, imponente, branquinho, coberto de gelo. Nossa!

Olha, nessas horas eu choro, sorrio, faço uma oração e agradeço a Deus a oportunidade de poder viver esse tipo de emoção e antes de tudo, de ter sensibilidade para me emocionar com essas maravilhas da natureza.  Ele é simplesmente maravilhoso!

Foto do quarto com o imponente Llaima ao fundo

Janela da sala 

Fachada da Hospedaria Relmucura

Desci, tomei um “desayuno” fantástico, com direito a geleia, torta e suco de amora fresquinha feitos pela proprietária que é uma fofa e já esteve no Brasil, mais precisamente no Ceará conhecendo o Geoparque Araripe.

Bom, os meninos estavam envolvidos nos projetos de infraestrutura do Geoparque, então ficaram trabalhando na pousada e eu aproveitei para dar uma volta na cidade que é uma coisa de aconchegante, tudo muito limpo, as pessoas muito educadas, mas bem pequena também. Dei umas voltas, tirei fotos, falei com algumas pessoas e voltei encantada para a pousada.


Municipalidade de Melipeuco

Alerta vulcânico nas ruas de Melipeuco

Siempre hay alguien para sacar una foto - Llaima ao fundo :) 

Além da Geodiversidade e de seu Patrimônio Geológico, Melipeuco tem fortes raízes indígenas, os índios que habitavam e ainda habitam essa região são os Mapuches, então a culinária é um patrimônio cultural importante para eles. É um produto turístico que precisa ser apreciado por todos que visitarem a região.

Claro que não pude deixar passar e fomos a um restaurante regional (El Ruco), apreciar a culinária Mapuche. Eu realmente não sabia o que escolher, então deixei por conta do pessoal. Bom, veio um prato típico com uma panqueca recheada com pinhões e um tipo de fungo (cogumelo), uma carne de boi e um tipo bolinho de massa, acompanhado de um molho e algumas ervas.

Eu gostei muito da comida, agora confesso que a panqueca recheada eu estranhei um pouco, por causa do “cogumelozinho” (esqueci o nome do danado), ele é um pouco pegajoso. Nada demais, só estranhei (rs). Quem já chupou mangaba, sabe que fica aquela coisinha meio pegajosa nos lábios né? Pronto, é mais ou menos isso.

Fachada do El Ruco
Prato típico Mapuche
 cogumelo que esqueci o nome, prometo perguntar aos amigos Chilenos :) 

Outra coisa interessante sobre o restaurante, é que a decoração está associada a cultura ao Patrimônio Geológico, os objetos típicos da região, dividem espaço hoje com pôsteres e fotografias do Patrimônio Geológico local. E isso representa um ponto importante e que vem agregar valor ao produto que eles oferecem.


 El Ruco associa a cultura e o Patrimônio Geológico 


Patrimônio Geológico na decoração


Decoração com objetos da cultura Mapuche


Lugarzinho especial pros músicos (Detalhe: Eu não entendo nada de música, tô só tirando uma onda :p )

Bom gente, saindo do El Ruco seguimos rumo ao centro de visitantes do Parque Nacional Conguillio por uma das GEOrutas do Geoparque Kutralkura passando por alguns Geossítios, ou seja, os elementos ou a paisagem que compõem o Patrimônio Geológico dessa região.

Massssss...irei continuar essa viagem em um próximo post para que não fique muito cansativo pra vocês.

Só pra deixar vocês com o gostinho de próximo post vai uma foto da próxima parada...



Geossítio Llaima - Primeiro Geossítio visitado. Tudo que vocês vêem em escuro são rochas provenientes das lavas do Llaima na erupção de 1571. No canto esquerdo é possível ver um mirante de onde se pode contemplar o Llaima.

Geosaudações,
Thaís Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas

Comentários

Visitas

Translate